quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Interrelação entre rotas


A escolha da rota para obtenção de energia irá depender da intensidade e duração do exercício. A intensidade do exercício é quem determina a duração.



Taxa de troca respiratória 

RER = Vco2/Vo2

  • Carboidratos
RER = 6 mol de CO2/ 6 mol de O2= 1

  • Lipídios
 
RER = 16 mol de CO2/ 23 mol de O2= 0,7

Quando o RER estiver mais próximo de 0,7 a rota predominante é a da oxidação de gordura e quando o RER estiver mais próximo de 1 a rota predominante e da oxidação de carboidrato.

A rota lipolítica é mais lenta e mais complexa, mas tem maior capacidade de reconstituir ATP.

Estudo de caso


Indivíduos com excesso de peso igual
Frequência
Duração
Intensidade
Gasto calórico hipotético
A
3X
60 min
Baixa
300kcal
B
3X
20min
Alta
300kcal

Em 3 meses qual indivíduo perde mais peso? Ambos. A curto e médio prazo os indivíduos perdem a mesma quantidade de peso, pois consomem a mesma quantidade de energia. 

Qual dos indivíduos perde mais peso a longo prazo? A longo prazo o indivíduo B perde mais peso, pois o exercício de alta intensidade, aumenta o ganho de massa magra (músculo) e consequentemente aumenta a taxa de metabolismo basal, pois o músculo é um importante consumidor de energia.
  
Luta de Boxe Olímpico: menos nocate, menor potência no soco e menor tempo  – rotas predominantes são creatina-fosfato e glicólise anaeróbia.


OBS: No exercício de alta intensidade a rota predominante é a glicolítica. No pós-treino, se houver uma alimentação equilibrada, o metabolismo poupa o consumo de carboidrato para reconstituir as reservas de glicogênio e o corpo recorre aos lipídeos para manter as funções do organismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário