domingo, 10 de novembro de 2013

Gônadas e Exercício


Gônadas

As gônadas (testículos nos homens e ovários nas mulheres) são órgãos sexuais responsáveis pela reprodução e secreção de hormônios.
Testosterona – secretado pelos testículos, é androgênio responsável pela iniciação da produção de espermatozóides e estímulo do desenvolvimento das características sexuais masculinas secundárias. Como efeito anabólico a testosterona tem efeitos diretos sobre a síntese do tecido muscular, contribuindo para as diferenças entre homens e mulheres na massa e na força musculares.  A concentração plasmática de testosterona funciona como um marcador fisiológico do estado anabólico. A concentração plasmática de testosterona em mulheres, apesar de ser bem menor que nos homens, aumenta com a atividade física. A atividade física eleva também os níveis de estradiol e de progesterona.
Estradiol e progesterona– estrogênios secretados pelos ovários. Regulam a ovulação, a menstruação e os ajustes fisiológicos durante a gravidez. O estrogênio que circula na corrente sanguínea e que foi gerado localmente pelos tecidos periféricos exerce também efeitos sobre os vasos sanguíneos, os ossos, os pulmões, o fígado, os intestinos, a próstata e os testículos através de proteínas α e β-receptoras. A progesterona contribui com um influxo regulador específico para o ciclo reprodutivo feminino, a contração do músculo liso uterino e lactação.


Uso exógeno continuado de anabólicos esteróides
·     

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário