terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Regulação da Pressão Arterial (PA)

Regulação Neural


Os barorreceptores (receptores mecânicos) fazem conexão com o tronco encefálico através dos nervos: Vago (leva a área inibitória na área adrenérgica) e o Heling (leva a área adrenérgica). Eles respondem a diferença de pressão

  • Baixa pressão: diminui as taxas de potencial de ação para área inibitória da área adrenérgica, permitindo a estimulação desta área, que irá liberar adrenalina e aumentar a FC, Q e PA.
  • Alta pressão: aumenta as taxas de potencial de ação para área inibitória da área adrenérgica que irá inibir a liberação de adrenalina, diminuindo a FC, Q e PA.


A distensão da parede vascular (elasticidade) é o que gera estímulo para os barorreceptores. A elasticidade esta diminuída em idosos, diabéticos, obesos e na aterosclerose.

Exercício

Aumenta a sensibilidade dos barorreceptores, pois desenvolvem melhor as estruturas envolvidas na elasticidade do vaso.



Regulação Muscular


A regulação muscular é realizada a partir do endotélio, musculatura lisa e óxido nítrico (NO).
O fluxo sanguíneo promove um atrito com a parede do vaso gerando um estresse de cisalhamento, então é gerado uma resposta bioquímica que ativa a enzima NO sintetase, esta por sua vez irá converter L-arginina e L-citrulina e desta reação é formado o NO. O NO vai para a musculatura lisa e ativa a enzima guanilato que converte GTP em GMPc que irá desfosforilar a  miosina, como consequência ocorre o desligamento das pontes cruzadas, o sarcômero relaxa, relaxando a musculatura do vaso.






Nenhum comentário:

Postar um comentário